quinta-feira, 3 de maio de 2012


16 de maio de 2010


Dica de leitura- Livro Leite Derramado

(Texto publicado anteriormente em http://esquinacultural-esquinacultural.blogspot.com.br/)

Por David Goulart

Recentemente li o livro Leite derramado, do cantor, compositor e escritor Chico Buarque de Holanda. Abaixo segue um comentário que fiz sobre essa obra e algumas correlações com a realidade brasileira.

A leitura do livro Leite Derramado foi uma boa experiência, gostei da forma que a história é narrada,
é um livro não linear, porque ele vai e volta em determinados acontecimentos várias vezes.
Isso, é bom pelo tipo de história que é contada, não fosse assim, seria muito cansativo.

Apesar de muitas vezes o personagem principal se perder em seus relatos, essa perda não quer dizer que é uma característica da ficção, quem lê esse livro tenho certeza que se lembra de alguém mais velho que alguma vez tentou lhe contar uma história, ou que sempre contava a mesma história, mas que sempre adicionava um fato novo, ou esquecia de um detalhe que de tão importante poderia ter mudado o rumo da história.

Sem contar que é uma forma leve para enterdermos um pedaço da história de progresso e degradação do Brasil.

Outro ponto importante é quando percebemos que, para o personagem principal, o tráfico de negros era algo normal, já o de drogas não. No mundo real também tem pessoas que pensam assim.

Talvez, esse pensamento exista pela forma de cultura que muitas pessoas conheceram e foram criadas. Antes, era normal para um branco crescer entendendo que, o negro era um objeto de mando e desmando por parte de outros seres humanos.

Hoje em dia, isso, não acontece, pelo menos, não como antes.
Talvez, esse conceito, essa forma de opressão tenha passado por uma mutação, agora são os menos favorecidos economicamente. Não digo nem de estudo, porque muitas vezes mesmo alguém que tem formação acadêmica intelectual e não dispõe de boas situações financeiras, encontra-se por vezes em situações em que um Big Boss avarento tenta fazer dele mera ferramenta capitalista.

Bom, voltando ao foco, esse exemplo que citei em relação as atitudes de uma grande parte do empresariado é para mostrar que esse tipo de atitude é aceitável, por muitas pessoas porque estamos em um mundo capitalista e as empresas visam lucro. Ninguém tem uma arma na cabeça para trabalhar e ganhar o que não acha justo! É essa frase que muitos diretores dizem ao serem cobrados pelos seus funcionários.

No passado outros países vinham ao Brasil e ofereciam míseras ajudas ao nosso país. Tudo em troca de consumo exclusivo para os produtos feitos por eles, acordo de não transferir tecnologia, se negar a pagar impostos aqui dentro entre outros. Essas ações eram erradas. É o que a maioria das pessoas no Brasil diz hoje.

Para mim é tudo igual, empresário que, pensa em pagar salário baixo ou salário de mercado, para obter mais lucro e depois comprar mansão na Califórnia, carros milionários etc. Em vez de ajudar no auxílio a educação dos empregados, ou contibuir para uma melhora da qualidade de vida dos que trabalham para o sustento da empresa.

Consciência é uma questão cultural e de compaixão.

Viu, como a leitura de um livro pode nos levar a reflexão da realidade?

Leia sempre. Exercite sua mente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário