terça-feira, 25 de maio de 2010

Reportagem


Justiça: Jovens brasileiros perdem a esperança


Por David Goulart


Esse ano acontecerão eleições públicas pelo Brasil. Dois jovens estudantes dizem como veem o presente e o futuro da justiça brasileira.

O agente de aeroporto Thyago Silva, de 21 anos, disse que as autoridades governamentais só pensam nas eleições e após grandes intervalos de tempo é que tentam mudar o pensamento e olhar um pouco para a sociedade. Para Silva, a população vê o andamento político passivamente."Eles nem tem por onde começar, a quem recorrer. É torcer por uma espécie de revolucionário, alguém com o jeito do Lula que veio do povo, mas olha que ironia: Ele foi infectado pelo vírus do governo". Silva crescenta que os políticos assistem a tudo passivamente, mas crê que a situação já esteve pior.

O jovem entende que, se toda a população considerar as punições como uma "pizza" aí é que as coisas irão piorar, e que é necessário fazer pressão em cima das autoridades. Não só em casos como o dos Nardoni, mas também, quando ocorrem escândalos como; mensalão, valérioduto etc.

A falta de participação ativa da sociedade nas questões relacionadas a julgamentos por crimes cometidos, é um ponto levantado pelos Jovens.

A estudante de biologia, Fernanda Maurer, de 20 anos, disse que infelizmente o povo brasileiro acostumou-se a banalizar os fatos de corrupção e roubos. Segundo ela, isso, virou rotina e a população perdeu o interesse por acompanhar as investigações e cobrar as punições.

Fernanda, acrescenta que a impunidade criou a ideia do "ficou por isso mesmo" desanimando a maioria da sociedade. "Existe uma pequena parcela que luta para mudanças, porém a grande maioria ainda se acomoda com a situação". Para Fernanda, talvez, algumas alterações no código penal deem efeito e a justiça mostre-se realmente cega como deve ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário